sábado, 2 de outubro de 2010

Na formação de cidadãos ativos e críticos

O projeto “A escola na formação do cidadão ativo e crítico” foi idealizado pelas professoras Ms. Marilúcia dos S. D. Striquer (coordenadora), Ms. Adenize Franco e Esp. Ana Paula B. Castanho (orientadoras), pertencentes ao Colegiado de Letras da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná- Campus Jacarezinho/ PR.

A partir da iniciativa da SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) com a criação do maior Programa de Extensão Universitária do Brasil, o UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS, o projeto tem atuado nos Colégios Estaduais de Jacarezinho a fim de contribuir para o aprimoramento discursivo dos alunos concluintes do Ensino Médio.

Pautando-se nas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná, afirmando que “é nos processos educativos, e notadamente nas aulas de Língua Materna, que o estudante brasileiro tem a oportunidade de aprimoramento de sua competência lingüística, de forma a garantir uma inserção ativa e crítica na sociedade” (PARANÁ, 2008, p. 4), o projeto tem o propósito de proporcionar que o aluno do ensino médio leia e produza textos escritos de forma autônoma e crítica, de modo a expor, debater e defender suas idéias, suas opiniões e sua subjetividade frente às diferentes circunstâncias da vida.

Em seus objetivos mais específicos, prepara o aluno:
- para continuar sua formação educacional, capacitando-o para a prova de redação e interpretação de texto do ENEM e dos vestibulares da região, os quais garantem acesso ao ensino superior; também para os testes ou concursos públicos e privados, os quais são portas de integração para a vida profissional;
- como cidadão, ou seja, fazendo-o se sentir seguro em participar efetivamente da sociedade, identificando diferentes opiniões e sabendo expor as suas;
- para o exercício criatividade e sensibilidade estética através do contato com o texto literário.
A equipe de profissionais que atua nos colégios é formada por um profissional recém-formado e cinco graduando do curso de Letras da UENP. Em reuniões semanais, a equipe se encontra para planejar aulas, elaborar material didático com a supervisão da coordenação do projeto.
O projeto está em funcionamento há quase dois anos e tem obtido bons resultados com o trabalho desenvolvido. Em outras postagens, o trabalho será descrito de forma minuciosa.

REFERÊNCIA
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para os Anos finais ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. Curitiba: SEED, 2008.





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